Conheça a lista de alimentos que causam gastrite

Compartilhe nas redes sociais

Saiba quais alimentos causam gastrite ou podem agravar essa condição gastrointestinal

Conhecer os alimentos que causam gastrite é fundamental para a prevenção dessa doença. Mais ainda por se tratar de uma condição gastrointestinal comum, caracterizada pela inflamação da mucosa gástrica. 

Muitos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da gastrite, incluindo infecções bacterianas, uso excessivo de medicamentos anti-inflamatórios e, principalmente, a dieta. Alguns alimentos, quando consumidos em excesso, podem irritar a mucosa do estômago e causar ou piorar os sintomas da doença.

Sendo assim, para que todos se mantenham informados e possam se prevenir, a equipe Barralife produziu um artigo com uma lista de alimentos que causam gastrite. Confira a seguir quais são eles: 

1. Alimentos ácidos

Em primeiro lugar, entre os alimentos que causam gastrite, estão aqueles que possuem um pH ácido, como frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, etc.), tomate, vinagre e sucos de frutas ácidos. Esses alimentos podem irritar a mucosa do estômago e causar azia, refluxo gastroesofágico e outros sintomas de gastrite.

2. Café e alimentos ricos em cafeína

O café é uma paixão para muitos, mas para aqueles propensos à gastrite, pode ser um fator desencadeante. A cafeína presente em alimentos como café, chá preto, chá mate, entre outros, pode aumentar a produção de ácido gástrico. Por consequência, isso pode agravar os sintomas da gastrite. 

3.Alimentos ricos em gordura

Os alimentos que causam gastrite também são aqueles ricos em gordura. Isso inclui, por exemplo, as frituras, carnes gordurosas, embutidos, queijos amarelos, leite integral e maionese. 

As gorduras podem retardar o esvaziamento gástrico e aumentar o tempo de contato entre os alimentos e a mucosa do estômago. Por consequência, pode causar irritação e inflamação.

4. Refrigerantes e bebidas gaseificadas

Algumas bebidas, sobretudo aquelas gaseificadas, podem contribuir para a irritação do estômago. A efervescência presente em refrigerantes e águas com gás pode aumentar a pressão no estômago, levando a desconforto em pessoas com gastrite.

5. Alimentos picantes

Entre os alimentos que causam gastrite, também estão aqueles mais picantes, com temperos fortes, como pimenta, curry, mostarda, etc. Esses alimentos podem irritar a mucosa do estômago e causar dor, azia e outros sintomas. Por isso, reduza a ingestão de alimentos muito condimentados. Essa é uma maneira eficaz de evitar irritações no estômago!

6. Álcool

O consumo excessivo de álcool é um fator de risco muito conhecido para o desenvolvimento da gastrite. As bebidas alcoólicas, incluindo vinho, cerveja, e destilados, podem irritar a mucosa gástrica, aumentando a inflamação. Por isso, se possível, reduza ou elimine o consumo de álcool para proteger a saúde do seu estômago.

7. Chocolate e derivados do cacau

Apesar de serem deliciosos, o chocolate e produtos à base de cacau podem causar irritação na mucosa. A consequência, nós já sabemos: o desconforto dos sintomas da gastrite! 

8. Alimentos processados

A lista de alimentos que causam gastrite também inclui aqueles que são industrializados e ricos em conservantes. Em geral, eles podem ser difíceis de digerir, aumentando a produção de ácido no estômago. Por isso, se você foi diagnosticado com essa condição, procure realizar uma dieta natural, baseada em alimentos frescos e saudáveis.

Como evitar a gastrite?

Após conhecer a lista com os principais alimentos que causam gastrite, é comum que algumas pessoas se perguntem: afinal, qual é a melhor maneira de evitar essa condição? 

Uma boa dica é manter uma alimentação saudável e equilibrada. Para isso, o ideal é evitar o consumo excessivo de ácidos, gordurosos, picantes, ricos em cafeína, álcool e os demais alimentos citados acima. 

Além disso, é importante evitar comer muito em uma única refeição e preferir fazer uma maior quantidade de refeições ao longo do dia. única refeição. Desse modo, você poderá diminuir o tempo de contato entre os alimentos e a mucosa do estômago. 

No mais, separamos outras dicas essenciais para evitar essa condição gastrointestinal: 

  • Prefira alimentos cozidos ou assados em vez de fritos.
  • Prefira laticínios com baixo teor de gordura: opte por consumir leites, iogurtes e queijos com baixo teor de gordura. A moderação é essencial para pessoas com gastrite.
  • Priorize vegetais não ácidos e frutas de baixa acidez: Escolha vegetais como brócolis, cenoura e abobrinha, que são menos ácidos e mais suaves para o estômago. Além disso, maçãs, peras e bananas são opções mais suaves para quem sofre de gastrite, pois têm menos probabilidade de causar irritação.
  • Mantenha-se hidratado: Beber água ajuda na digestão e reduz a acidez no estômago – o que pode evitar os sintomas de gastrite. 
  • Coma pequenas refeições ao longo do dia.

Como tratar a gastrite?

O tratamento da gastrite pode variar de acordo com os sintomas e causa da doença. Ele pode ocorrer por meio de antibióticos e/ou outros medicamentos para aliviar os sintomas, como antiácidos, inibidores da bomba de prótons (IBPs) e antagonistas H2.

Além disso, vale destacar que a alimentação também é importante no tratamento da gastrite. Por isso, é muito importante que o paciente tenha acompanhamento multidisciplinar de um gastroenterologista e nutricionista e siga uma dieta que evite os alimentos que causam ou pioram os sintomas da doença.

E se precisar, conte com a equipe Barralife!

Por fim, esse artigo tem como objetivo informar sobre quais alimentos causam gastrite e como evitá-la. Ao entender essas possibilidades, você pode prevenir e/ou evitar os sintomas (caso você já tenha esse diagnóstico) e manter a qualidade de vida.

Esteja ciente, porém, que cada pessoa pode reagir de maneira diferente. Por isso, em todos os casos, o ideal é consultar um profissional de saúde para obter orientações personalizadas. Ao ajustar a dieta e adotar hábitos alimentares mais saudáveis, é possível reduzir a incidência de crises de gastrite e promover o bem-estar digestivo a longo prazo.

E se precisar de ajuda, conte conosco! O Barralife Medical Center é um complexo de saúde integrado, com mais de 100 especialistas da medicina e da área de saúde em geral. 

Nos preocupamos em fornecer todo o suporte necessário para a sua saúde e de toda sua família. Acreditamos que a empatia e o acolhimento são pilares para o desenvolvimento de uma medicina humanizada.

Quer saber mais? Visite nosso site ou entre em contato pelo nosso telefone: (21) 3078-1000. Caso você seja diagnosticado com gastrite, conheça as nossas clínicas de gastroenterologia: 

Gastrolife 

Gastroendo

Publicações relacionadas

Não há mais postagens para mostrar

Compartilhe esse espaço

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Email