Novembro azul | Campanha de conscientização do câncer de próstata

Compartilhe nas redes sociais

O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens no Brasil, com cerca de 68.220 novos casos esperados para 2023. A doença é responsável por 29,2% de todas as mortes por câncer entre os homens brasileiros.

Para conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata, foi criada a campanha Novembro Azul. A campanha, que ocorre anualmente no mês de novembro, tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o tratamento da doença.

Neste sentido, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre o câncer de próstata e a necessidade de conscientização sobre esse assunto. Acompanhe a leitura e fique por dentro! 

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela tem como função produzir o fluido seminal, que é um dos componentes do esperma.

O câncer de próstata é uma doença que se desenvolve quando as células da próstata começam a se multiplicar de forma descontrolada. As causas do câncer de próstata ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que fatores como idade, histórico familiar e genética podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Sinais e sintomas mais comuns do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando os sintomas começam a aparecer, eles podem incluir:

  • Dificuldade para urinar;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Dor ao urinar;
  • Sangramento na urina ou no sêmen;
  • Dor na região pélvica;
  • Ereções dolorosas;
  • Entre outros.

Como ocorre o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata?

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio de exames físicos, exames laboratoriais e exames de imagem. Os exames físicos podem incluir o toque retal, que permite ao médico avaliar o tamanho e a textura da próstata. 

Os laboratoriais podem incluir o PSA (antígeno prostático específico), que é uma proteína produzida pela próstata. Já no que se refere aos exames de imagem podem incluir a ultrassonografia transretal. Esse último permite ao médico visualizar a próstata por meio de um aparelho colocado no reto.

Já o tratamento do câncer de próstata depende do estágio da doença. Em casos iniciais, pode-se realizar o tratamento com cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal. Já nos casos avançados, pode-se realizar o tratamento com quimioterapia.

Qual é a melhor forma de prevenção ao câncer de próstata?

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata é por meio do diagnóstico precoce. Sendo assim, os homens a partir dos 45 anos devem fazer o exame de toque retal anualmente. Além disso, a partir dos 50 anos, eles também devem fazer o exame PSA anualmente.

Nesse sentido, existem algumas práticas indispensáveis para a prevenção câncer de próstata, entre as quais estão:

1. Estabeleça uma dieta balanceada

Iniciar uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e alimentos com baixo teor de gordura é fundamental. Os antioxidantes presentes em alimentos como tomates, brócolis e frutas vermelhas, têm sido associados à redução do risco de desenvolvimento desses tumores.

2. Mantenha um peso saudável

O excesso de peso está ligado a diversos problemas de saúde, incluindo o câncer de próstata. Por isso, manter um peso saudável através de uma combinação de alimentação equilibrada e exercícios regulares é uma excelente alternativa para prevenir essa condição.

3. Faça atividade física com frequência

A prática regular de exercícios físicos não só ajuda a controlar o peso, como também está associada a um menor risco de desenvolvimento do câncer. Sendo assim, atividades como caminhadas, corridas e exercícios aeróbicos podem contribuir para manter a saúde da próstata em dia.

4. Evite o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de desenvolvimento dessa doença. Desse modo, é de suma importância que você limite a ingestão de álcool.

5. Pare de fumar

O tabagismo não está apenas associado a vários tipos de câncer, mas também aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata. Essa, portanto, é uma decisão mais do que necessária para preservar sua saúde! 

A importância do Novembro Azul

O Novembro Azul é uma oportunidade de conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata. A campanha, por sua vez, promove ações educativas e de conscientização sobre a doença, como palestras, campanhas nas redes sociais e eventos públicos.

A ideia é que, a partir da campanha, seja possível quebrar tabus e estigmas relacionados à saúde masculina, especialmente no que diz respeito à realização do exame de toque retal, uma ferramenta essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A escolha da cor azul teve como objetivo representar a campanha por sua associação à tranquilidade, serenidade e saúde.

Sendo assim, se você quer ajudar na conscientização dessa condição, uma boa alternativa é compartilhar informações sobre a doença nas redes sociais, participar de eventos do Novembro Azul e incentivar os homens a fazerem o exame de toque retal e o exame PSA.

Conscientize-se! Previna o câncer de próstata. A Barralife apoia essa causa. 

Por fim, precisamos levar em consideração que o câncer de próstata é uma doença grave, mas que tem cura quando possui um diagnóstico precoce. Por isso, é importante que os homens estejam atentos aos sintomas e façam os exames de rotina.

A conscientização e o diálogo aberto sobre o câncer de próstata são ferramentas poderosas na luta contra essa doença. Ao participar ativamente do Novembro Azul, você não apenas contribui para a promoção da saúde masculina, mas também ajuda a salvar vidas. 

O Barralife Medical Center é um complexo de saúde integrado, sinônimo de conforto, eficiência, segurança e sofisticação. Nosso espaço reúne mais de 100 especialistas da medicina e da área de saúde em geral.

Tudo isso para que você cuide da sua saúde de maneira adequada, podendo realizar desde consultas, até exames de rotina e outros procedimentos. Desse modo, você pode se cuidar não somente no Novembro Azul, mas ao longo de todo o ano, afinal, saúde requer atenção! 

Compartilhe esse conteúdo com os homens que você conhece!

Categorias

Publicações relacionadas

A verdade sobre a reposição hormonal 

Por que a rinite ataca no outono?

Compartilhe esse espaço

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Email