Como prevenir o câncer de intestino?

Compartilhe nas redes sociais

Qual é a melhor forma de prevenir o câncer de intestino? Também conhecido como câncer colorretal, esse é um dos tipos de câncer mais comuns no mundo. Ele se inicia na parede interna do intestino grosso ou reto e pode surgir a partir de pólipos, isto é, pequenos grupos de células que podem se transformar em câncer ao longo do tempo.

Felizmente, é possível prevenir o câncer de intestino a partir de mudanças no estilo de vida e hábitos saudáveis. Nesse cenário, nós do time Barralife preparamos um guia com algumas formas de prevenção que você precisa adotar para evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer. Vamos lá?

Quais são os fatores de risco para o câncer de intestino?

Em primeiro lugar, antes mesmo de entender como prevenir o câncer de intestino, é importante levar em consideração quais são os fatores de risco para essa condição. Isso porque, esse fatores vão influenciar sobretudo na realização de exames de prevenção, como por exemplo a colonoscopia. 

Pensando nisso, separamos alguns fatores que aumentam o risco do câncer colorretal. Veja a seguir:

  • Idade: estar acima de 50 anos, pois o risco aumenta de forma considerável. 
  • Histórico familiar de parentes diagnosticados com o câncer de intestino. 
  • Doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn ou colite ulcerativa.
  • Dieta rica em carne vermelha e processada, pobre em fibras e com alto teor de gordura saturada.
  • Estar acima do peso ou obeso.
  • Sedentarismo: a falta de atividade física pode ser muito prejudicial, não apenas para o desenvolvimento deste, mas também de outros tipos de câncer. 
  • Tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Como prevenir o câncer de intestino?

Agora que já sabemos quais são os fatores de risco, é preciso seguir as medidas de prevenção, sobretudo se você possui algum deles. Confira abaixo: 

1. Adote uma alimentação saudável 

Uma alimentação equilibrada é indispensável para quem quer prevenir o câncer de intestino. 

Sendo assim, é essencial priorizar na sua dieta os alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes. Tais alimentos ajudam a manter o trânsito intestinal regular, reduzindo o tempo de exposição das células do intestino a toxinas que podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer.

Além disso, você deve incluir fontes de cálcio, vitamina D e antioxidantes na sua dieta. O cálcio, encontrado em laticínios e vegetais de folhas verdes, pode ajudar na regulação das células intestinais. A vitamina D, por sua vez, está presente em peixes gordurosos e alimentos fortificados, o que auxilia a manter a saúde do intestino. 

Por fim, os antioxidantes, encontrados em frutas e vegetais coloridos, ajudam a neutralizar os danos causados pelos radicais livres, reduzindo o risco de câncer. 

2. Limite o consumo de carnes vermelhas e processadas

Evitar o consumo excessivo de carne vermelha e processada também é essencial para prevenir o câncer de intestino. O ideal é que o paciente limite a ingestão desses alimentos, optando por fontes de proteína mais saudáveis, como peixe, frango, tofu e legumes. 

Quando consumir carne vermelha, escolha cortes magros e evite métodos de preparo que envolvam altas temperaturas, como grelhar e fritar, pois isso pode levar à formação de substâncias cancerígenas.

3. Mantenha um peso saudável

O excesso de peso e o estilo de vida sedentário estão ligados ao aumento do risco de câncer colorretal. Por isso, é importante manter um peso saudável através de uma combinação de alimentação equilibrada e atividade física regular. 

O exercício físico ajuda a regular o trânsito intestinal, reduzir a inflamação e melhorar a função imunológica. Todos esses fatores, portanto, contribuem para prevenir o câncer de intestino.

4. Evite o consumo de álcool e cigarro

Outra forma de prevenir o câncer de intestino é evitando fumar cigarro e ingerir álcool. Isso porque, ao consumi-los em excesso, o indivíduo pode desenvolver um maior risco de câncer de intestino, além de uma série de outros problemas de saúde. 

5. Faça exames regularmente

Manter a frequência nos exames é fundamental para detectar precocemente e prevenir o câncer de intestino. Isso porque, quanto antes for descoberto, maiores são as chances de tratamento. 

A colonoscopia é o principal exame para diagnóstico desse tipo de câncer e deve ser feita a partir dos 45 anos de idade, mesmo em pacientes que não estão sentindo nada. Vale destacar, porém, que aqueles com histórico familiar ou outros fatores de risco podem precisar começar mais cedo. 

Em todos os casos, é importante manter a rotina de consultas e conversar com  seu médico para determinar qual exame é mais adequado para você e com que frequência deve ser realizado.

Faça sua parte. Siga essas dicas para prevenir o câncer de intestino!

Por fim, neste Março Azul Marinho, Mês de Conscientização sobre a prevenção ao câncer de intestino, este artigo teve como objetivo informar e conscientizar sobre as principais medidas para reduzir os riscos de desenvolvimento desse tipo de câncer.

Além disso, não subestime a importância dos exames de prevenção. A detecção precoce, especialmente por meio da colonoscopia, pode aumentar as chances de um tratamento bem-sucedido e, por consequência, salvar vidas. 

E se precisar de ajuda, conte conosco! O Barralife Medical Center é um complexo de saúde integrado, com mais de 100 especialistas da medicina e da área de saúde em geral. Nossas clínicas parceiras de gastroenterologia, a Gastrolife e Gastroendo, estão preparadas para fornecer o melhor atendimento na realização de exames preventivos do câncer colorretal. 

Lembre-se sempre de consultar o seu médico para um atendimento personalizado e siga estas orientações para manter-se saudável e reduzir o risco de câncer de intestino.

Compartilhe este artigo com outras pessoas, para que todos estejam cientes de como prevenir o câncer de intestino! 

Categorias

Publicações relacionadas

Pressão Arterial: Mistérios sobre a hipertensão

Alívio do Estresse: Conheça as técnicas de alivio

Compartilhe esse espaço

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Email