Emergência Oftalmológica é no Barra Day

Compartilhe nas redes sociais

O que fazer quando surgir uma emergência oftalmológica? Qualquer sintoma adverso que surge na visão pode ser motivo de grande desespero. Esse tipo de ocorrência é muito comum em acidentes oculares, sobretudo em período de festas, eventos e confraternizações. Por isso, fique atento!

Em muitos casos, o atendimento com urgência é essencial para obter um diagnóstico rápido e especializado, de modo a preservar sua visão, tendo em vista que esses problemas – por menores que sejam – podem afetar a saúde ocular e ter um impacto significativo na qualidade de vida. 

Por isso, é essencial que você saiba o que fazer e onde recorrer nesses casos. Neste artigo, trouxemos as principais orientações que você precisa saber para ter a assistência necessária em caso de emergência oftalmológica. Continue a leitura e saiba mais:

Como identificar uma emergência oftalmológica?

Em primeiro lugar, você precisa estar ciente dos sintomas que podem indicar uma emergência oftalmológica para buscar ajuda a tempo. Sendo assim, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a identificar uma emergência oftalmológica. Veja a seguir:

  • Dor ocular: a dor ocular intensa e repentina é um sinal de alerta de que algo pode estar errado.
  • Presença de corpos estranhos na visão: se você sentir a presença de algo estranho no olho, evite esfregar e procure ajuda imediatamente.
  • Traumas oculares: lesões oculares causadas por acidentes demandam avaliação imediata. 
  • Aumento súbito de pressão intraocular: o aumento repentino da pressão nos olhos pode indicar glaucoma agudo, o que se trata de uma emergência médica.
  • Visão turva ou perda de visão: a perda de visão, mesmo que seja parcial, pode ser um sinal de um problema grave. Fique atento!
  • Vermelhidão nos olhos: pode ser causada por uma infecção, alergia ou outro problema. Não ignore este sintoma!
  • Lacrimejamento excessivo e sensação de “areia” nos olhos: em geral, trata-se de um sinal de uma infecção ou alergia.
  • Flashes ou manchas pretas na visão: podem indicar um sinal de um problema com a retina.
  • Diplopia (visão dupla): pode ser consequência de um problema no cérebro, nos nervos ópticos ou nos músculos dos olhos.

Caso você esteja com um dos sintomas acima, é importante procurar atendimento médico o mais rápido possível. 

Prevenção de emergência oftalmológica

Nem sempre é possível prever que haverá uma emergência oftalmológica, certo? Porém, é essencial que você faça o possível para cuidar bem dos seus olhos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para evitar essas situações:

  • Faça exames oftalmológicos regulares;
  • Use óculos de sol com proteção UV;
  • Se você for diabético, busque controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Em eventos, shows e confraternizações, evite o contato com fogos de artifício, fogueiras e outros artigos que podem prejudicar os olhos. 

O que fazer em caso de emergência oftalmológica?

Se você identificar algum dos sintomas descritos acima, é importante procurar atendimento médico o mais rápido possível. Entretanto, existem algumas medidas que você pode tomar antes de ir ao hospital:

  • Lave os olhos com água corrente fria;
  • Aplique compressas frias nos olhos;
  • Evite usar maquiagem ou lentes de contato;
  • Não esfregue os olhos.

Atenção: em todos os casos, nunca tente tratar uma emergência oftalmológica em casa. O atendimento médico é essencial para garantir o seu bem-estar e preservar sua visão! 

Quais são as formas de tratamento utilizadas em emergências oftalmológicas?

O tratamento para uma emergência oftalmológica depende da causa do problema. Entre os principais, porém, podemos destacar:

  • Medicamentos: podem ser usados para tratar infecções, alergias ou outros problemas oculares.
  • Cirurgia: pode ser necessária para tratar problemas mais graves, como um descolamento de retina.

Aqui no Barralife, contamos com o Barra Day, um hospital e centro cirúrgico com abordagens personalizadas para cada caso de emergência oftalmológica. Isso pode envolver, por exemplo, a remoção segura de corpos estranhos, tratamento de lesões, administração de medicamentos adequados e encaminhamento para cirurgia – quando necessário. A segurança e o conforto do paciente, portanto, são prioridades em todos os momentos.

O Barra Day possui um time especializado em emergência oftalmológica

Em uma emergência oftalmológica, cada minuto pode fazer a diferença. O Barra Day conta com uma equipe altamente treinada de oftalmologistas de emergência prontos para lidar com uma variedade de situações urgentes, incluindo traumas oculares, inflamações repentinas e outros casos que se manifestam de atenção imediata. 

A partir da experiência em diagnóstico rápido e tratamento eficaz, a equipe se dedica a preservar e proteger a visão dos pacientes.

Infraestrutura completa e equipamentos avançados

O compromisso com a excelência reflete-se nas instalações do Barra Day. Sendo assim, o ambiente conta com salas de exames especializadas e equipamentos oftalmológicos de última geração, a fim de obter diagnósticos precisos e, por consequência, o melhor tratamento. 

Seja para avaliação da retina, medição da pressão intraocular ou outros procedimentos essenciais, o Barra Day possui uma infraestrutura completa para que os pacientes recebam o mais alto padrão de cuidado em emergências oftalmológicas.

Mais do que um tratamento, um compromisso com o paciente

Uma emergência oftalmológica pode ser uma experiência de trauma e estresse para o paciente. 

Por isso, a equipe Barra Day é treinada para oferecer apoio emocional, garantindo que o paciente se sinta confortável durante todo o processo de atendimento. Isso porque, o acolhimento e humanização são uma parte fundamental da abordagem centrada no paciente.

Atendimento facilitado 24h por dia, 7 dias por semana

As emergências oftalmológicas podem ser imprevisíveis. É por isso que o Barra Day está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. O objetivo, portanto, é garantir o acesso imediato ao cuidado da sua saúde ocular, no momento em que for necessário; 

Possui uma emergência oftalmológica? Conte com o suporte do time Barra Day!

Por fim, como parte das soluções do Barralife para sua saúde, o Barra Day está comprometido em fornecer cuidados de alta qualidade quando você mais precisa. Além de uma localização de fácil acesso na Barra da Tijuca (RJ), o ambiente busca garantir o conforto necessário para a recuperação dos nossos pacientes.

O objetivo é oferecer um tratamento rápido, eficiente e especializado para proteger a saúde dos seus olhos. Por isso, lembre-se: ao enfrentar qualquer sintoma preocupante, não hesite em procurar ajuda imediatamente. 

Emergência oftalmológica é no Barra Day. Visite o site ou acesse as redes sociais para mais informações.

Publicações relacionadas

Não há mais postagens para mostrar

Compartilhe esse espaço

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Email