Tudo que você precisa saber sobre parto humanizado

Compartilhe nas redes sociais

O parto humanizado é uma experiência única e transformadora na vida de uma mulher. No universo da saúde, essa abordagem tem ganhado cada vez mais destaque, tendo em vista que oferece uma abordagem centrada na mulher, respeitando suas escolhas e promovendo um ambiente acolhedor. 

Ele se baseia nos princípios da autonomia, da participação ativa da mulher e da liberdade de escolha. Embora muitos acreditem que sim, essa abordagem não precisa, necessariamente, acontecer em uma banheira ou em casa, mas se refere à maneira como esse procedimento é realizado. 

Para melhor compreensão sobre o assunto, nós da equipe Barralife preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre parto humanizado. Acompanhe a seguir e entenda como funciona: 

O que é parto humanizado?

O parto humanizado vai além de um simples procedimento médico. É uma abordagem holística que fornece assistência ao parto, a fim de atender às necessidades físicas, emocionais e espirituais da mulher e do bebê.  

Ao contrário de práticas hospitalares tradicionais, essa abordagem busca proporcionar um ambiente mais acolhedor e menos intervencionista, priorizando o bem-estar dos envolvidos. Ele se baseia nos seguintes princípios:

  • Protagonismo da mulher: a mulher é a protagonista do seu próprio parto. Ela deve ter o direito de escolher como deseja dar à luz, desde a posição que vai adotar até a forma como será anestesiada.
  • Respeito às necessidades e desejos da mulher: ela deve ser tratada com respeito e dignidade durante todo o processo de parto. Suas necessidades e desejos devem ser respeitados, desde que não coloquem em risco a sua saúde ou a do bebê.
  • Ambiente acolhedor: o ambiente do parto deve ser acolhedor e relaxante. A mãe deve se sentir confortável e segura para dar à luz.

Parto humanizado é a mesma coisa que parto normal?

A resposta é não! O parto humanizado não é a mesma coisa que parto normal. Isso porque, o parto normal ocorre quando o bebê nasce pela vagina, ou seja, sem a necessidade de cesariana. 

O parto humanizado, por sua vez, se baseia no respeito aos direitos da mulher e do bebê. Sendo assim, o objetivo é promover segurança, confiança e autonomia para a mulher. Pode-se realizar o parto normal por via vaginal ou por cesariana, desde que sejam respeitados os princípios da humanização.

Em suma, podemos dizer que um parto normal pode ser humanizado, desde que haja respeito no que refere aos princípios da humanização. Vale destacar, porém, que nem todo parto normal é humanizado. Quando se realiza o parto normal com intervenções desnecessárias, como a indução do parto, a episiotomia ou a episiotomia, por exemplo, não é possível considerá-lo como humanizado.

Quais são os benefícios do parto humanizado?

Existem diversos benefícios no parto humanizado, entre os quais estão: 

Empoderamento da mulher

Ao permitir que a mulher tome decisões e participe ativamente do processo, essa abordagem promove um senso de empoderamento, fortalecendo a conexão entre mãe e bebê.

Menos intervenções médicas

A redução de intervenções médicas desnecessárias está associada a uma recuperação mais rápida pós-parto e, em geral, a uma experiência positiva. 

Vínculo mãe-bebê reforçado

O ambiente acolhedor do parto humanizado favorece um vínculo mais forte entre mãe e bebê desde o momento do nascimento.

Menor taxa de cesarianas

Pesquisas indicam que práticas centradas na mulher podem estar correlacionadas com uma diminuição nas taxas de cesarianas. Desse modo, sempre que possível, promove um parto natural. 

Como ter um parto humanizado?

Quem deseja ter um parto humanizado deve se preparar desde o início da gravidez. Ela pode começar, por exemplo, ao se informar sobre como ocorre o procedimento e seus benefícios. Além disso, também é importante que ela escolha uma equipe de saúde que esteja comprometida. Veja a seguir algumas dicas importantes: 

  • Faça um pré-natal com um profissional de saúde que esteja comprometido com o parto humanizado.
  • Informe-se sobre o assunto: Leia livros, artigos e blogs sobre o parto humanizado. Participe de grupos de apoio à gestante e converse com outras mulheres que tiveram essa experiência.
  • Conheça seus direitos: A mulher tem o direito de escolher a posição que deseja parir, de ter um acompanhante de sua escolha e de recusar intervenções médicas desnecessárias.
  • Escolha uma equipe médica que respeite seus desejos: Converse com seu médico ou obstetra sobre seus desejos para o parto. Se ele não estiver disposto a respeitá-los, procure outra equipe.
  • Prepare-se fisicamente e emocionalmente para o parto: Faça exercícios físicos regulares e aprenda técnicas de relaxamento e respiração. 
  • Escolha um acompanhante que você confie e que possa lhe dar apoio emocional durante o parto.

4 estratégias essenciais para um parto humanizado bem-sucedido

Separamos algumas estratégias essenciais para um parto humanizado bem-sucedido. Veja a seguir: 

Mantenha a comunicação aberta

Uma comunicação aberta com sua equipe de saúde é fundamental. Não hesite em expressar suas necessidades e desejos, e esteja aberta a receber informações e orientações conforme necessário.

Explore métodos de alívio da dor alternativos

Além das opções tradicionais de alívio da dor, considere métodos alternativos. Por exemplo, as massagens, banhos de água morna e técnicas de respiração.

A importância do acompanhante

Outro ponto importante é ter um acompanhante de sua escolha durante o trabalho de parto. Esse apoio emocional pode ser vital para o seu conforto e bem-estar.

Respeite seu próprio ritmo

Cada mulher é única, e cada parto tem seu próprio ritmo. Por isso, esteja preparada para permitir que as coisas se desenrolem naturalmente, respeitando seu próprio tempo e processo.

Quer fazer um parto humanizado? Conte com os médicos da Barralife!

Por fim, este artigo tem como objetivo trazer as principais informações sobre o que é o parto humanizado e como ele funciona. Esse procedimento representa uma mudança positiva no processo de parto, colocando a mulher no centro do processo e reconhecendo sua capacidade de dar à luz. 

Ao compreender os princípios e benefícios associados ao parto humanizado, as mulheres/mães podem tomar melhores decisões sobre o tipo de experiência de parto que desejam, tendo em vista que se trata de um momento especial das suas vidas. 

No Barralife Medical Center, estamos comprometidos com o parto humanizado. Oferecemos uma equipe médica qualificada e experiente, que respeita os desejos das mulheres. Além disso, contamos com um ambiente acolhedor e seguro, que contribui para que essa seja uma experiência positiva para todas as mulheres.

Visite nosso site e redes sociais ou entre em contato conosco para saber mais!

Publicações relacionadas

Não há mais postagens para mostrar

Compartilhe esse espaço

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Email