Como acabar com os poros dilatados?

Compartilhe nas redes sociais

Guia definitivo para conquistar a pele dos sonhos!

Uma queixa muito comum entre mulheres e homens é o problema com poros dilatados. Isso porque, eles podem afetar a estética da pele e, muitas vezes, prejudicar a autoestima. 

Em geral, eles podem aparecer em qualquer parte do rosto, no entanto, são mais comuns na testa, nariz e bochechas. As causas podem incluir uma variedade de fatores, como por exemplo a genética, excesso de oleosidade, poluição e até mesmo a exposição ao sol.

Neste cenário, nós do time Barralife preparamos um guia com as possíveis causas e  principais soluções para acabar com os poros dilatados. Acompanhe até o final e saiba mais sobre o assunto! 

O que são poros dilatados?

Os poros são pequenas aberturas na pele que permitem a saída do suor e da oleosidade. Eles são formados por fibras de colágeno e elastina. Quando esses poros ficam obstruídos com sebo, células mortas da pele e sujeira, eles podem parecer maiores. Sendo assim, eles se dilatam quando essas fibras se enfraquecem ou se rompem.

Quais são as causas dos poros dilatados? 

Antes de abordarmos as soluções, é essencial entender as possíveis causas para o surgimento dos poros dilatados. Veja a seguir: 

  • Produção de sebo em excesso: as pessoas que possuem pele oleosa têm maior probabilidade de ter poros dilatados, tendo em vista que a produção de sebo em excesso pode levar à obstrução dos poros.
  • Envelhecimento: o avanço da idade gera a redução na produção de colágeno e elastina. Por consequência, isso resulta na perda de elasticidade da pele, e então, pode fazer com que os poros pareçam maiores.
  • Exposição ao sol: a exposição prolongada ao sol pode quebrar o colágeno na pele, contribuindo para a dilatação dos poros.
  • Fatores genéticos: a predisposição genética pode ser um fator de definição para o tamanho dos poros. Se seus pais têm poros dilatados, por exemplo, você pode estar mais propenso a desenvolvê-los.
  • Maquiagem inadequada: o uso de alguns produtos de maquiagem pode contribuir para a obstrução dos poros e, por consequência, prejudicar a estética. 

Como reduzir a aparência dos poros dilatados?

Existem algumas atitudes que você pode tomar para reduzir a aparência dos poros dilatados, incluindo:

Mantenha uma rotina de cuidados com a pele

Uma rotina de cuidados com a pele adequada pode ajudar a limpar a pele, controlar a oleosidade e proteger a pele dos danos ambientais. Lembre-se também que mesmo para peles oleosas, a hidratação é essencial. Por isso, escolha um hidratante livre de óleo para manter a pele equilibrada e evitar a produção excessiva de sebo.

Esfolie a pele regularmente

A esfoliação ajuda a remover as células mortas da pele e a manter os poros limpos. Ao escolher o esfoliante, opte por produtos suaves e evite o excesso, de modo a evitar a irritação na pele.

Use de produtos com ingredientes que ajudam a reduzir a aparência dos poros 

Alguns ingredientes podem ajudar a reduzir a aparência dos poros, incluindo ácido salicílico, ácido glicólico e retinol. O ácido salicílico, por exemplo, ajuda a controlar a produção de sebo e a desobstruir os poros. Incorporar esses produtos em sua rotina de cuidados com a pele pode trazer grandes melhorias.

Realize a proteção solar diariamente

Como foi dito acima, a exposição ao sol pode agravar a aparência dos poros dilatados. Por isso, use um protetor solar de qualidade todos os dias para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV.

Cuide da sua alimentação

Embora muitas pessoas não levem em consideração, a alimentação também desempenha um papel fundamental para manter a saúde da pele. Certos nutrientes podem promover a produção de colágeno e melhorar a elasticidade, contribuindo para a redução dos poros dilatados. Por isso, priorize os seguintes alimentos em sua dieta:

  • Frutas e vegetais: são ricos em antioxidantes, como vitamina C, o que auxilia na produção de colágeno.
  • Ômega-3: encontrado em peixes, nozes e sementes, promove a hidratação da pele.
  • Vitamina A: presente em alimentos como cenoura e batata doce, ajuda na renovação celular.

Além disso, é importante evitar o consumo de fast-foods, frituras e açúcares, pois eles podem aumentar significativamente a aparência dos poros dilatados. Fique atento(a)!

Lembre-se: fatores ambientais também podem causar a dilatação dos poros!

Além dos cuidados com a pele, você também deve adotar medidas para reduzir fatores ambientais que contribuem para poros dilatados, entre as quais estão:

  1. Evitar o tabagismo

O tabagismo prejudica a circulação sanguínea e a produção de colágeno, agravando a condição da pele. Por isso, evite fumar se quiser manter a pele dos sonhos. 

  1.  Hidrate-se

A desidratação pode fazer com que a pele produza mais óleo para compensar. Por isso, beba água suficiente para manter a pele hidratada. O ideal é consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia. 

  1. Controle do estresse

O estresse pode desencadear a produção de hormônios que aumentam a oleosidade da pele. Sendo assim, algumas práticas, como meditação e ioga, podem ajudar a reduzir o estresse.

Quais são os tratamentos para poros dilatados?

Existem alguns casos em que os cuidados com a pele não são suficientes para reduzir a aparência dos poros dilatados. Se você estiver nessa situação, procure ajuda de um profissional. Ele poderá orientá-lo para realizar o melhor tratamento médico. Veja quais são os principais:

  • Peeling químico: é um tratamento que usa ácidos para remover as camadas externas da pele.
  • Luz intensa pulsada (LIP): uso da luz para estimular a produção de colágeno.
  • Microdermoabrasão: aplicação da escova rotativa para remover as camadas externas da pele. 
  • Laser: tratamento que usa calor para remover as camadas externas da pele. 

Esses tratamentos, por sua vez, podem ajudar a reduzir a aparência dos poros dilatados e melhorar a textura da pele. Lembre-se de seguir as instruções do seu médico para garantir que a pele se recupere adequadamente. 

Os cuidados pós-tratamento, portanto, podem incluir o uso de protetor solar, evitar a exposição ao sol e a aplicação de produtos recomendados pelo seu dermatologista.

Qual é a melhor maneira de disfarçar os poros dilatados?

Quem está com poros dilatados e não está satisfeito pode optar pelo uso de alguns produtos de maquiagem para disfarçá-los e melhorar a estética. Lembre-se, porém, que essas são opções a curto prazo, de modo a amenizá-los. Veja algumas dicas: 

  • Primer facial: ajuda a preencher os poros e criar uma base uniforme para a maquiagem.
  • Base com acabamento matte: controla a oleosidade da pele e reduz a aparência dos poros.
  • Pó compacto: é importante para fixar a maquiagem e diminuir a aparência dos poros.
  • Evite usar maquiagem pesada: a maquiagem pesada pode obstruir os poros e piorar a estética. Por isso, evite-a!

Cuide da saúde da sua pele! Conte com o time do Barralife.

Por fim, este artigo tem como objetivo trazer as principais causas e tratamentos para acabar com os poros dilatados. Lembre-se, porém, que evitá-los requer uma abordagem multidisciplinar pela combinação de cuidados com a pele, hábitos alimentares saudáveis e a eliminação de fatores prejudiciais. 

Além disso, é imprescindível consultar um dermatologista de confiança. A Barralife Medical Center conta com um time de profissionais qualificados que poderão ajudá-lo a cuidar da saúde da sua pele e fornecer orientações específicas para as suas necessidades.

Contamos com uma estrutura completa, equipamentos de última geração e um atendimento humanizado e acolhedor para recebê-lo. 

Visite nosso site e encontre o melhor profissional de saúde para você!

Conheça nossas clínicas de dermatologia:

Clínica Antonio Figueira – Dermatologia e Cosmiatria

Publicações relacionadas

Não há mais postagens para mostrar

Compartilhe esse espaço

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Email